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quarta-feira, 27 de abril de 2011

Trabalho realizado pelos alunosdo 4º ano - Os Ìndios.

Os Índios

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o dia do Índio. Esta data comemorativa dói criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto Lei nº 5.540.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
Eles se alimentam quase que exclusivamente dos alimentos caçados e retirados da natureza; como peixes, raízes, mandioca e muitos outros alimentos.




Oca é uma habitação típica dos povos indígenas.
As ocas são construídas coletivamente, ou seja, com a participação de vários integrantes da tribo. São grandes, podendo chegar até 40 metros de comprimento. Seu tamanho é justificado, pois várias famílias de índios habitam uma mesma oca. Internamente este tipo de habitação não possui divisões. São instaladas na parte interna da oca diversas redes, que os índios usam para dormir.
As estruturas das ocas são bastante resistentes, pois elas são construídas com a utilização de taquaras e troncos de árvores. A cobertura é feita de folhas de palmeiras ou palha. Uma oca pode durar mais de 20 anos.
As ocas não possuem janelas, porém, a ventilação ocorre através portas e dos frisos entre as taquaras da parede. Costumam apresentar de uma a três portas apenas.
Uma oca de tamanho grande pode levar de 10 a 15 dias para ser construída, com o trabalho de 20 a 30 índios.




Os índios possuem muitos hábitos comuns entre eles, porém pode variar muito de uma tribo para outra, os mais comuns e conhecidos como pintar o corpo, usar adornos feitos por suas próprias mãos como colares, pulseiras, tornozeleiras, exagerados cocares na cabeça, caçar, o casamento para as mulheres é entre os treze ou logo após sua primeira menstruação, eles dormem em redes, tomam banho de rio e de chuva, entre outros, estes costumes são sagrados para os índios que durante muitas gerações mantém os rituais, entre os costumes também cabe a eles fabricarem seus próprios instrumentos musicais para poder realizar certos rituais como o casamento ou a morte de algum integrante da tribo, os rituais que envolvem as músicas e danças tem forte ligação supersticiosa já que eles acreditam no perdão e na maldição e através da música buscam celebração, alegria ou soluções para crises, pessoas adoecidas, mulheres grávidas entre outros, uma de suas crenças o espelho e a figa, muito usados por eles, o líder é o Pajé responsável por manter os espíritos que protegem a aldeia sempre por perto, a tribo acredita que ele lida com forças sobrenaturais, podendo atrair bons ou maus espíritos.



As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (ocas). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.
Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.
Como os índios não consumem produtos industrializados, ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, realçadores de sabor e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia.
Os principais alimentos que os índios se alimentam são: verduras, legumes, raízes, carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc.),peixes,cereais,castanhas
Os pratos típicos da culinária indígena: tapioca (espécie de pão fino feito com fécula de mandioca), pirão (caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe), pipoca, beiju (espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina)
Desde a colonização do Brasil, o modo de vida e sobrevivência dos povos indígenas se modificou muito. A cultura do homem branco influenciou de forma drástica a vida dos povos locais. Apesar disso, ainda apresentamos traços da influência indígena na cultura brasileira.
Dos índios herdamos alimentos básicos da culinária, como a mandioca e o milho, e instrumentos musicais, como flautas e chocalhos.
O emprego de elementos vegetais e animais como fonte de cura natural para doenças são largamente utilizados hoje, e chega a se tornar alvo de pesquisadores estrangeiros e do contrabando biológico internacional.
A influência do artesanato indígena, com bolsas trançadas de fios e fibras, enfeites ornamentados com penas, sementes e escamas de peixes são notados não só em nosso país, mas em outras localidades da América.
A FUNA foi criada em 5 de dezembro de 1967 pela lei nº 5.371, durante o governo do presidente Costa e Silva.
Compete à FUNAI promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas. A Fundação tem, ainda, a responsabilidade de defender as comunidades indígenas; de despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas; e de gerir o seu patrimônio e fiscalizar suas terras, impedindo ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites e que representem um risco à vida e à preservação desses povos.

Este trabalho foi realizado pelos alunos do 4º ano, fui pegando as melhores respostas de cada trabalho e elaborei o texto.

As imagens foram retiradas da internet.
Fotos de algumas crianças.




3 comentários:

  1. Bom dia educadores,

    Ficamos muito felizes quando acessamos o blog. Parabéns por darem continuidade ao trabalho. O blog é uma excelente ferramenta. É um ótimo instrumento de divulgação dos trabalhos maravilhosos que são desenvolvidos na escola. Estamos orgulhosos.

    Abraços,
    Equipe Pedagógica do NTE de Ponte Nova
    Ção, Manu e Nilma

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  2. esse blog da tia aparecida e muito ruim so tem mulek fei ! kkkkkkkkkkkk

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Obrigada por visitar meu blog.
Beijos!
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