AEDES AEGYPTI
É um mosquito de hábitos diurnos, ou seja, ele pica as pessoas durante o dia. Ele co-loca seus ovos em pequenos objetos ou locais com água limpa e parada, como caixas d’água e cisternas, vãos de plantas e flores, pneus, latas, latões, garrafas e outros recipien-tes que acumulam água, dentro ou em volta de casa. É muito comum encontrar focos de pernilongos em borracharias e depósitos de ferro-velho, quando os pneus ou sucatas ficam expostos à chuva. Por isso, para evitarmos a dengue e a febre amarela, transmitidas pelo Aedes Aegypti, é importante o envolvimento e a participação de toda a comunidade no com-bate ao pernilongo.
DENGUE. SAIBA TUDO SOBRE ESSA DOENÇA.
A dengue é uma doença causada por um vírus, que tem como reservatório natural o Aedes aegypti. É também transmitida de uma pessoa doente para outra sadia pela picada do mosquito.
Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça forte, dor nos músculos e nos ossos. Às vezes, a dengue causa manchas vermelhas na pele.
Na ocorrência de alguns destes sintomas, procure o Centro de Saúde mais próximo para que seja feita uma avaliação médica. Não utilize medicamentos sem orientação médica, principalmente as Aspirinas, Melhoral, AAS, Sonrisal e outros que tenham como base o Áci-do Acetil Salicílico. Esses medicamentos podem agravar os sintomas.
NÃO EXISTE VACINA CONTRA A DENGUE. O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO
FEBRE AMARELA. VOCÊ SABE O QUE É?
È uma doença também causada por vírus, a febre amarela ocorre no Brasil em áreas silvestres, nos macacos e ocasionalmente nos homens, quando eles penetram nessas áreas para caçar, pescar ou mesmo trabalhar. Nestes casos, a doença é transmitida por certos pernilongos que vivem nas matas. Se uma pessoa doente, com febre amarela, chega a um local onde exista o pernilongo Aedes aegypti, haverá risco de se iniciar a transmissão da do-ença para outras pessoas. Os sintomas da febre amarela são muito varáveis, podendo ocor-rer desde febre com dor de cabeça até icterícia, náuseas, vômitos, hemorragias e convul-sões. A doença pode ser fatal nos casos mais graves. Existe uma vacina contra febre amare-la, que protege a pessoa por até dez anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
adorei muito bom
ResponderExcluir